fbpx

A e-CNH já é válida em todo o país

Como falamos anteriormente, a e-CNH, Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, já é válida em todo o território nacional a partir deste mês (Fevereiro de 2018). Agora, todos os DETRANs devem disponibilizar uma versão online do documento. Ela poderá ser apresentada às autoridades de trânsito utilizando um celular ou tablet, sendo válida como documento oficial. Ela já é adotada em 8 estados, tendo sido testada primeiro no Distrito Federal.

A consulta da e-CNH pode ser feita utilizando um aplicativo gratuito, seja para sistemas Android ou iOS. Ela só pode ser solicitada caso a sua carteira de habilitação tenha sido emitida após maio de 2017. O motivo é que ela possui um QR Code em seu verso, que é necessário para fazer a conferência das informações.

Para requisitar o seu documento, você deve:

  1. Com o QR Code, acesse o site do Denatran e fazer o seu cadastro.
  2. Depois, você deve baixar o aplicativo da CNH Digital no dispositivo em que deseja ter a e-CNH.
  3. Para ter acesso, você deve utilizar um certificado digital padrão ICP-Brasil, como o e-CPF. Você deve solicitar a permissão para possuir a e-CNH utilizando o certificado.
  4. Com as informações preenchidas, solicite a ativação da e-CNH. Assim que fazer a solicitação, o Detran enviará uma senha por e-mail.
  5. A seguir, faça o login no aplicativo do Denatran utilizando o a senha enviada e o seu CPF.
  6. Uma vez dentro do aplicativo, crie uma senha de 4 dígitos. Sempre que você acessar a versão digital da CNH, você deverá utilizá-la.

Depois de seguir tais passos, uma versão frente e verso do documento será exibida pelo aplicativo, assim como o QR Code na habilitação.

É importante lembrar que essa versão não é o mesmo que digitalizar o documento com o uso de um scanner e ter uma cópia sua em um dispositivo. Esse arquivo é apenas uma imagem do documento original, e não possui critérios de segurança ou que possam comprovar que aquele documento é original.

Fonte: ANCERT